© 2014 Daianny Paula. Modelo Simple personalizado. Tecnologia do Blogger.

Top 5: Como ter fotos legais com câmera compacta

sábado, junho 04, 2016

  E aí gente! Quem gosta do mundo blog, ou até mesmo quem tem aquela paixãozinha por fotografia, (no meu caso são os dois haha) sempre está querendo tirar boas fotos, mas como fazer quando não tem aquela câmera top? Então gente, juntando um tempinho de pesquisa, leitura, paixão e experiência própria resumi o Top 5 de hoje em dicas pra tirar fotos melhores mesmo usando câmera compacta, que é o meu caso (obs: não sou profissional, mas sempre gostei de aprender sobre fotografia).

#1: A luz é fundamental;
  Fotografia é basicamente luz, tudo que vemos, só enxergamos por causa da luz, consequentemente quanto mais iluminação o objeto refletir, mais nitidez sua foto vai ter. As câmeras usam a lente e o sensor para captar luz, no caso das compactas isso é bem limitado, então procure um ambiente mais iluminado possível e dê preferência a luz natural.

#2: Cenário;
  Assim como um texto os elementos da foto são lidos por quem a olha, por isso é bom observar os elementos que compõem a sua foto e o que você quer que fique em evidência. Observe as formas as cores e a posição das coisas, tente harmonizar as coisas na foto e dê preferência a fundos neutros.
(Usei pérolas para harmonizar com a cor suave do esmalte)

#3: Fundo desfocado;
  Normalmente usa-se uma abertura maior do diafragma, mas como nas câmeras compactas não temos controle sobre essa parte e a lente fixa da câmera também não permite uma abertura muito grande, o jeito é "enganar" a câmera, podemos conseguir esse efeito com um objeto próximo da câmera ou usando no modo macro com o máximo de zoom (O fundo tem que estar o mais longe possível do objeto) e ainda dá pra fazer aquele efeito bokeh, que pontinhos de luzes desfocados no fundo que dão um charminho a mais na foto.

#4Edição;
  Mesmo usando todos os recursos as compactas ainda são limitadas, por isso é bom ter um programa de edição de imagem, não falando especificamente de filtros, mas de correções básicas como a saturação, o brilho, contraste e a exposição´pra trazer mais vida pra foto, mas muito cuidado para não exagerar e a foto ficar meio artificial.
(Primeira foto sem edição e a segunda com algumas correções)

#5: Conhecer sua câmera.
  Faz muita diferença se você conhece sua câmera, eu sei que é chato, mas procure ler o manual, ou se preferir explore todas as configurações só assim você poderá usar a capacidade máxima de sua câmera, que mesmo sendo compacta algumas podem ir até mais longe que outros modelos..

  Uma dica a parte que também ajuda muito é pesquisar e aprender sobre fotografia e um site que eu gosto bastante e indico é o Dicas de fotografia (Não tenho parceria apenas gosto muito do blog), mas claro você também pode pesquisar em outros sites ou em revistas. Espero ter ajudado com um pouquinho das minhas experiências e qualquer dúvida ou sugestão comenta aí que eu leio e respondo tudinho haha.
Obs: A foto do anúncio do post não foi com minha câmera, pois não consegui tirar foto dela mesma.

  Até o próximo post!

Beijos!


Facebook           |           Instagram           |           Twitter

2 comentários:

  1. Dicas realmente importantes! Ainda não sou muito boa com fotos mas estou tentando melhorar rs Já até salvei o site que indicou, com certeza vai ser muito útil!
    Queria muito conseguir fazer o efeito bokeh pois acho muito bonito em fotos, mas ainda não consegui com minha câmera :/
    Ótimo post! Beijos
    Blog Cah Silveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cah! Que bom que gostou, continua tentando, vai testando várias fotos mudando algumas coisinhas que você descobre até mais coisas além das dicas.
      Beijos!

      Excluir